Você já deve ter visto anúncios que diziam: ?Ganhe dinheiro dormindo!? ou Ganhe dinheiro no piloto automático!?.
É assim que a maioria de nós é apresentada ao que é marketing de afiliados e atualmente imagino que você deve pelo menos ter uma noção do que é, e como fazer marketing de afiliados.
De acordo com o site AM Navigator, 40% dos profissionais de marketing citam o marketing de afiliados como a habilidade mais desejada entre os negócios digitais.
E eu pensei em criar este artigo para permitir que você entenda o que é marketing de afiliados, como fazer marketing de afiliados e como ele funciona da maneira mais abrangente, para que você possa entender como alguém pode ser um Produtor ou um Afiliado, usando diferentes canais de Marketing de afiliados.
O marketing de afiliados é considerado uma das abordagens mais ideais para conseguir receitas automatizadas, ou seja, uma receita semelhante a renda passiva, que se baseia ainda na divisão de receitas, e esta razão é suficiente para você saber o porquê fazer marketing de afiliados.
O Marketing de afiliados da Hotmart ou Amazon por exemplo, é especificamente uma boa maneira de ganhar mais dinheiro e adicionar uma renda extra substancial.
No caso de você mesmo ter um item / produto / serviço, e gostaria de escalar as suas vendas, você poderá utilizar o sistema de afiliados para que outras pessoas vendam seu produto e ganhem uma comissão.
Caso você não tenha um produto ou serviço e gostaria desfrutar de uma renda passiva, então você pode anunciar um produto de outra pessoa/empresa e ganhar dinheiro como se fosse representante comercial online.
O pensamento por trás disso é que você vai divulgar o link do produto em que está promovendo, e ganhar uma comissão quando pessoas acabarem comprando devido às suas habilidades de marketing (divulgação) -> Marketing de Afiliado.
Segundo a Hotmart, a maior empresa de afiliados do Brasil, o Marketing de Afiliados é um tipo de relação comercial em que o Afiliado divulga o produto de um empreendedor ou empresa, em troca de uma comissão por cada venda realizada. Esse modelo de publicidade é uma alternativa extremamente interessante para pessoas que desejam trabalhar com vendas na internet, além de ser uma ótima ferramenta para Produtores que desejam aumentar a divulgação dos seus produtos online.
Como funciona o marketing de afiliados?
Apesar de parecer uma novidade, esse modelo de negócios surgiu na década de 90, quando a Amazon, gigante americana do segmento de varejo, começou a disponibilizar o serviço para quem quisesse divulgar os produtos disponíveis na loja.
????
Também conhecido como o fabricante, a empresa, o varejista, o criador ou a marca. O Produtor é quem cria ou tem os direitos de distribuição de um produto / serviço. Ele pode ser uma grande organização ou até mesmo uma única pessoa.
Qualquer pessoa que tenha um produto para vender pode ser um Produtor e ter por trás de um Programa de Marketing de Afiliados para vender seus produtos. Normalmente os Produtores ajudam o afiliado a divulgar e anunciar o seu produto, fornecendo materiais e informações para criarem suas estratégias de vendas online.
Os Afiliados também são conhecidos como representantes comerciais, vendedores, anunciantes e até mesmo influenciadores digitais. Esses afiliados normalmente trabalham sozinhos, mas em alguns casos eles podem ter freelances para fazer algum serviço em específico, e existem até mesmo afiliados que possuem diversos funcionários.
O empreendedor Afiliado anuncia um ou mais produtos, itens ou serviços afiliados, e tenta atrair clientes em potencial que se adequem ao produto do fornecedor que você escolheu.
Existem várias formas de promover produtos como afiliado, como por exemplo criar um site comprometido em trazer novidades e conteúdos interessantes em torno de um tema específico e, em seguida, anunciar esses produtos de afiliados para o público-alvo.
3 - O Consumidor
Os consumidores é o que faz a estrutura de afiliados funcionar e realmente gerar resultados. Sem pessoas interessadas sobre o que você está promovendo, não há comissões a serem distribuídas e nenhuma receita a ser compartilhada.
O Afiliado tentará fazer marketing para os consumidores em qualquer canal que ele considere adequado para seus consumidores, independentemente de ser uma rede social, mecanismo de pesquisa, plataformas de anúncios ou canais de marketing de conteúdo.
Já os consumidores normalmente nem sabem que estão adquirindo um produto através do sistema de afiliados. Porém, alguns afiliados permitem que seus clientes saibam, isso depende muito da sua estratégia de divulgação.
Os Afiliados possuem uma estrutura de rastreamento que é ativada no final do processo de compra, onde os consumidores podem seguir o procedimento de compra de forma normal e, no final, os afiliados ganharão uma boa comissão (o sistema consegue identificar qual foi o afiliado que gerou a venda).
Os consumidores não pagam um custo maior ao anunciante afiliado, pois o custo do sistema de afiliados está incorporado ao custo de varejo. Inclusive, em alguns casos, os Afiliados fornecem bônus extras ao seus clientes/consumidores, ou seja, para o consumidor pode ser ainda melhor comprar através de um afiliado do que direto com a empresa fornecedora do produto.
Poucas pessoas consideram que a plataforma de afiliados faz parte da sua estrutura. Em todo caso, acredito que uma estrutura completa de marketing de afiliados precisa incorporar plataformas de afilados, visto que, em geral, uma plataforma atua como uma ponte entre o Produtor/Comerciante e o Afiliado.
Através de uma plataforma de afiliados, você pode, de fato, anunciar um curso online que alguém fez e simplesmente receber uma divisão de receita imediata após realizar uma venda, permitindo que plataformas como a Hotmart ou a Monetizze, lidem com a prestação de contas entre os participantes e também informe ao cliente/consumidor sobre o andamento da sua compra e até mesmo acesso as aulas do curso adquirido (poderia ser também um produto físico ou serviço).
A plataforma de afiliados é na verdade um banco de dados com muitos produtos e, a partir desses produtos, os afiliados podem escolher aquele (ou mais de um) que desejam promover.
Você pode se inscrever e gerar um link de afiliado personalizado para produtos da Hotmart com bastante facilidade e, então, no caso de alguém comprar através de seu link de afiliado, você poderá ganhar uma comissão.
Com os termos fundamentais esclarecidos, agora é hora de mergulhar nas etapas necessárias para começar a construir seu negócio de marketing de afiliados e aprender como ganhar dinheiro pela internet mesmo trabalhando em casa.
Para construir seu negócio de marketing afiliado, você tem duas opções:
1. Se tornar um Produtor;
Vamos entender separadamente as etapas envolvidas em se tornar um Produtor ou um Afilados no mercado do marketing digital:
Uma vez que você decidiu se tornar um Produtor e atuar no mercado de marketing de afiliados, você precisa saber como funciona o marketing de afiliados e, depois disso, precisa entender o que fazer para ter afiliados oferecendo seus produtos. Para isso, você precisa seguir as quatro etapas indicadas abaixo:
(1) Em primeiro lugar, você precisa ter uma ideia de produto. Para gerar essas ideias, você precisa observar quais produtos e serviços já estão no mercado, como você pode melhorá-los ou pensar em algo que possa resolver os problemas associados a esses produtos.
(2) Em segundo lugar, você precisa validar ou aprovar sua ideia de produto. Você poderia simplesmente ir em frente e criar o seu próprio curso, por exemplo. Mesmo assim, imagine um cenário em que os possíveis clientes não gostem ou não sejam atraídos pela oferta (ter uma ideia de produto é ótimo se as pessoas realmente precisarem dele e estejam dispostas a pagar por isso).
(3) Terceiro, você precisa realmente criar um produto de acordo com a necessidade do público alvo. Para isso, uma boa ideia é começar com produtos digitais, pois a criação de produtos físicos pode exigir grandes investimentos e riscos. Como os produtos digitais requerem apenas seu tempo e quase zero em dinheiro, eles seriam melhores para garantir um bom ROI.
(4) Agora, na quarta e última etapa, você deve encontrar afiliados para anunciar seu produto, e a plataforma de afiliados irá ajudá-lo nisso.
Para se tornar um Afiliado Profissional e aprender como fazer marketing de afiliado, veja abaixo estão as 4 etapas que você precisa seguir:
(1) De início, você pode começar a divulgar os produtos em sua área de especialidade. Isso pode ser facilmente possível em um canal do YouTube, usando streams ao vivo, ou usando blogs e até mesmo redes sociais.
(2) Em segundo lugar, você precisa coletar e-mails, para que possa interagir com seu público-alvo sempre que precisar, já que você nunca deve esperar que o público veja seu conteúdo por conta própria.
(3) Na próxima etapa, você pode utilizar live ou webinars para fazer uma tonelada de ofertas em um breve período de tempo, enquanto ao mesmo tempo entrega bastante conteúdo e valor para a sua lista de e-mail durante esse tempo.
(4) Na última etapa, quando seu negócio de marketing de afiliados começa a lucrar, você pode escalar seu desenvolvimento com métodos de publicidade pagas por clique. Alguns afiliados conseguem começar já deste ponto, clique aqui para saber como.
Com um marketing de afiliados eficaz, você pode descobrir um item de que gosta, anunciá-lo para outras pessoas e obter um pouco do lucro para cada negócio que você converter.
Você ficará feliz, pois recebeu uma comissão, e o produtor também ficará contente pelo fato de ter outro cliente que não seria capaz de alcançar por meio dos procedimentos normais de marketing.
Seguir as etapas definidas o ajudará a entender o que é marketing de afiliados e como funciona o marketing de afiliados para sua vantagem e como fazer marketing de afiliados.
Você pode escolher ser um Produtor ou Afiliado, de acordo com sua experiência e requisitos específicos.
Caso deseje saber mais sobre como montar a sua estrutura profissional de afiliado, Clique Aqui e assista Gratuitamente às aulas do curso que eu preparei especialmente para você: Funil Gerador de Vendas - Do 0 aos 10k.